Quando navegamos na Web, estamos sempre propensos a sofrer ataques cibernéticos. Os invasores podem se infiltrar em nossa rede de forma sigilosa com uso de técnicas de invasão e roubar dados com objetivo de alterar, expor, destruir, desativar, obter ou conseguir acessos não autorizados.
Alguns desses ataques estão ativos há décadas e ainda podem fazer aquele estrago em seu dispositivo, sistema ou rede corporativa. Para evitar cair nessas armadilhas é importante estar sempre atento aos sites, links, downloads e e-mails que recebemos diariamente.
Além disso, também é importante mantermos atualizados sistemas de segurança que ajudam a proteger seus dados e até mesmo prevenir possíveis ataques.
Pensando em deixar mais claro esse assunto, separamos uma lista dos principais tipos de ataques cibernéticos da atualidade.
Conheça 5 principais tipos de ataques cibernéticos da atualidade
- Backdoor: esse ataque é um tipo de cavalo de tróia (trojan) que libera ao invasor acesso remoto ao sistema infectado. Com tais permissões ele pode abrir, modificar, deletar arquivos, executar programas, instalar softwares maliciosos e enviar e-mails em massa.
- Phishing: esse tipo de método se passa por uma pessoa ou instituição legítima para roubar dados do usuário. Podem acontecer por aplicativos de mensagens de texto, no envio de links ou e-mails falsos. Esteja sempre atento e nunca insira seus dados pessoais sem ter certeza de que está seguro ou navegando em um site oficial.
- Spoofing: com o objetivo de roubar a identidade do usuário para agir como se fosse outra pessoa, o spoofing falsifica endereços de IP, de DNS e de e-mails. Com essa prática, o invasor pode simular uma fonte de IP confiável, editar o cabeçalho de um e-mail para parecer legítimo, ou modificar o DNS a fim de redirecionar um determinado nome de domínio para outro endereço IP.
- Ataque DoS (Denial Of Service): em português negação de serviço, esse ataque não se trata de uma invasão, mas sim de uma sobrecarga de um servidor ou um computador, na tentativa de bloquear ou travar o sistema, o tornando indisponível. Por exemplo, na execução de um alto volume de pedidos em uma rede corporativa.
- Ataque DDoS: essa é uma técnica mais avançada do que a DoS, utilizada em sistemas mais seguros e em redes maiores. Nesse ataque, um computador pode compartilhar pedidos para várias máquinas, causando uma sobrecarga e um bloqueio mesmo em sistemas mais protegidos e robustos.
Para se manter seguro, você precisa apostar em um sistema que além de atuar contra esses ataques, os previna também. É por isso que nós da Firewall oferecemos um serviço que detém automaticamente inúmeros ataques desde o primeiro momento!
Adicionar comentário