A segurança da informação, nos últimos anos, tem sido uma pauta para as empresas. Isso veio como consequência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e da indústria 4.0 – inteligência artificial, robótica, nuvem e internet das coisas.
Quando falamos de segurança de informação, estamos falando de proteção de dados que baseamos em três pilares: integridade, confidencialidade e disponibilidade.
Mas o que é a ISO 27001?
A certificação ISO 27001 tem como objetivo manter, estabelecer, melhorar e implementar, continuamente, um sistema de gestão de segurança da informação por meio de processos de gestão de riscos. Ou seja, com a ISO 27001 a sua empresa está em conformidade com os principais requisitos legais praticados internacionalmente.
Os requisitos de gestão da ISO 27001 se dividem em:
1. Análise do contexto de organização;
2. Avaliação de risco;
3. Controles operacionais;
4. Análise da eficácia;
5. Melhorias.
Já as suas etapas se dividem em:
1. Diagnóstico inicial;
2. Análise de Cenários e definições gerais;
3. Planejamento da Segurança da Informação;
4. Análise de equipamentos e infraestrutura predial;
5. Segurança em Redes e utilização de softwares;
6. Desenvolvimento de software;
7. Gestão de Pessoas e comunicação;
8. Análise de Fornecedores;
9. Gestão da Melhoria e de resultados;
10. Auditoria Interna;
11. Auditoria de Certificação.
A ISO 27001, como um todo, certifica o colaborador para auditar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). O certificado também pode gerenciar uma equipe de auditores responsáveis por princípios, técnicas e procedimentos necessários.
Empresas que investem nessa certificação ficam à frente no mercado, em conformidade a legislação da área e adquirem a confiança do cliente. Aplique a ISO 27001 e treine seus colaboradores.
Adicionar comentário